Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TIPO DE DESENVOLVIMENTO: ENUMERAÇÃO

NO DESENVOLVIMENTO SÃO USADOS TANTOS PARÁGRAFOS QUANTOS FOREM NECESSÁRIOS PARA A COMPLETA EXPOSIÇÃO DA IDÉIA. E ESSES PARÁGRAFOS PODEM SER ESTRUTURADOS DE VÁRIAS FORMAS.

ENUMERAÇÃO:
         A ENUMERAÇÃO PODE VALER-SE DE EXPRESSÕES COMO: A PRIMEIRA, A SEGUNDA, A TERCEIRA; OU: NO PRIMEIRO CASO, NO SEGUNDO CASO, NO TERCEIRO CASO...; OU: NA FASE INICIAL, NA FASE INTERMEDIÁRIA, NA FASE POSTERIOR... 
        A APRESENTAÇÃO DAS IDÉIAS PODE SER OU NÃO ORDENADA SEGUNDO UMA ORDEM DE IMPORTÂNCIA. A ORDEM DEPENDE DO QUE O REDATOR PRETENDE ENFATIZAR.
        ENTÃO: ENUMERAR É EXPOR AS PARTES DE UM TODO, UMA POR UMA, ISTO É, SEMPRE QUE SE ENUMEREM NA INTRODUÇÃO OS ARGUMENTOS OU INFORMAÇÕES QUE CONSTARÃO DOS PARÁGRAFOS SUBSEQUENTES, TRATAR-SE-Á DE UM DESENVOLVIMENTO A PARTIR DE ENUMERAÇÃO.
EXEMPLO: 
TEMA PROPOSTO: A IMPORTÂNCIA DA TELEVISÃO
Exemplos:
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
TEMA PROPOSTO: A OBESIDADE DOS ADOLESCENTES
O adolescente moderno está se tornando obeso por várias causas: alimentação inadequada, falta de exercícios sistemáticos e demasiada permanência diante de computadores e aparelhos de TV.
TEMA PROPOSTO: OS NÍVEIS DE ABORTO
O aborto deve ser discutido em três níveis: cultural, penal e médico. O primeiro rege o comportamento de cada sociedade; o segundo, a questão da criminalidade; o terceiro, o plano ético.
OBSERVAÇÃO: TUDO QUE FALE NA INTRODUÇÃO DEVE SER ARGUMENTADO NOS SEGUINTES PARÁGRAFOS, AÍ VOCÊ VAI COLOCAR SEU PONTO DE VISTA.

Faça o mesmo:
1. Na escolha de uma carreira profissional, precisamos considerar muitos aspectos, dentre os quais podemos citar:
2. O desrespeito aos direitos humanos manifesta-se de várias formas:
3. O bom relacionamento entre os membros de uma família depende de vários fatores, como:
4. A vida nas grandes cidades oferece vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, podemos lembrar

3 comentários: